top of page
  • Foto do escritorSDPJ Coimbra

Carnaval 2023

O Carnaval, também chamado de Entrudo, é um período de festa que se inicia numa terça-feira, 47 dias antes da Páscoa. Embora não se tenha certeza🤔 do significado da palavra Carnaval, acredita-se que o termo vem do latim carnis levale, traduzido como «adeus à carne».


Não se conhece a origem nem a razão dos festejos🥳, no entanto, estes eram marcados pela inversão dos papéis sociais, através do uso de máscaras. Os participantes satirizavam os rituais religiosos, os costumes e as personalidades da época. Todas essas celebrações pagãs eram condenadas pela Igreja. Assim, esta resolveu condensá-las num período do ano, ao qual deu o nome de Entrudo, que antecedesse a Quaresma. Desse modo, os fiéis tinham um momento para extravasar todos os seus impulsos antes de iniciarem o período de jejum.


Em Portugal, os primeiros registos desta celebração datam de 1252, durante o reinado de D. Afonso III para celebrações do calendário religioso✨ ️O Carnaval em Portugal foi sempre marcado pela espontaneidade popular na qual os participantes saíam à rua para jogar baldes de água, ovos e laranjas entre si😁 Sítios como Torres Vedras, Lamego, Alentejo e Ovar são conhecidos pelos grandes festejos, existindo também as típicas figuras dos "Caretos" e "Xé-Xé"🎊.


E tu? Sabias esta história? Partilha, nos comentários, alguma curiosidade interessante que conheças🥰



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page