top of page
  • Foto do escritorSDPJ Coimbra

Dia da Imaculada Conceição

O dia da Imaculada Conceição celebra Maria de Nazaré, a mãe de Jesus✨️ Em Portugal é mais conhecida como Senhora de Fátima, em Espanha é Senhora do Pilar, no Brasil é Senhora da Aparecida, no México é venerada como Senhora de Guadalupe, na Polónia é a Virgem Negra de Tchestócowa, e em França é Senhora de Lurdes.


A primeira celebração em honra da Imaculada Conceição aconteceu na Sé Velha de Coimbra, no dia 8 de dezembro de 1320, há 700 anos!🗓 Esta data foi assinalada após D. Raimundo Evrard, bispo diocesano da altura, ter instituído a festividade da Conceição de Maria.


A ligação entre Portugal e a Imaculada Conceição ganhou destaque em 1385, quando as tropas Portuguesas derrotaram o exército Castelhano e os seus aliados, na batalha de Aljubarrota⚔️ Em honra desta vitória, o Santo Condestável fundou a igreja⛪️ de Santa Maria do Castelo, em Vila Viçosa, e fez consagrar aquele templo a Nossa Senhora da Conceição. A imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa foi coroada por D. João IV como Rainha👑 e Padroeira de Portugal, durante as cortes de 1646.


A celebração do dia 8 de dezembro é um marco histórico para a igreja Portuguesa. E tu?🤔 Sabias qual o significado desta celebração?


Partilha connosco se conheceres mais curiosidades⬇️😉

Desejamos um bom feriado!✝️


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page